Monday 26 March 2012

A Fúria dos Reis e O Despertar da Magia (Crítica e Update)

Antes de começar a crítica aos livros vou fazer o update. Eu costumava atribuir estrelas aos livros através de cinco parâmetros e a cada um atribuía ou 1 ou nenhuma estrela e o total perfazia o número de estrelas do livro. Isso vai mudar. Vou continuar a atribuir estrelas aos livros (0 a 5 estrelas), mas a avaliação dos parâmetros vai ser diferente. Em vez de 1 ou nenhuma estrela, vou passar a atribuir 0 a 5 estrelas a cada, fazendo um total máximo de 25 estrelas. Como só posso atribuir de 0 a 5 estrelas no total, vou ter que fazer uma regra de três simples. 25 estrelas corresponde a 5 e o número de estrelas que o livro obteve corresponde a x. Como é óbvio, vão dar muitas vezes números com casas decimais, por isso estabeleci uma forma de isso não acontecer:
- se a casa decimal estiver entre 1 e 4 (incluindo 1 e 4), a cotação desce (ex.: 4.4 passa para 4)
- se a casa decimal for 5, eu decido se a cotação sobe ou desce (ex.: 4.5 passa para 4 ou para 5)
- se a casa decimal estiver entre 6 e 9 (incluindo 6 e 9), a cotação sobe (ex.: 4.8 passa para 5)
Assim acho que será mais fácil classificar os livros. Passemos então à crítica.

Tal como toda a saga As Crónicas de Gelo e Fogo, o 3º e 4º livro da série foram publicados pela maravilhosa editora Saída de Emergência que trás até ao nosso país o melhor que a fantasia estrangeira tem para oferecer através da colecção Bang! No entanto existem alguns erros na formatação de texto, ou seja, por vezes passagens dos livros são confusas e temos de voltar a lê-las, mas de resto tudo bem. Notei outro erro que não sei se é só com a minha cópia ou se é com todas, mas a lombada do livro O Despertar da Magia em vez de ter o título do livro tem A Fúria dos Reis escrito, enquanto que com A Muralha de Gelo é o título do livro que lá está e não o do livro anterior (imagem ao lado). Volto a relembrar que em Portugal os livros originais foram divididos em duas partes, por isso estes dois livros complementam-se porque juntos constituem um só livro, A Clash of Kings que tem 4.38 estrelas no Goodreads. A Fúria dos Reis tem 4.42 estrelas e O Despertar da Magia tem 4.48. Passemos à crítica (agora é de vez)
-Personagens-
As personagens de Martin já são conhecidas por todos os fãs por serem imprevisíveis, por usarem uma "máscara", por terem duas faces, etc. Resumindo, são personagens feitas para prender o leitor ao livro porque nunca sabemos se o criado de cozinha pode ser, na realidade, o rei deles todos (no gozo claro). Mas as personagens destes livros são mesmo assim. Nunca sabemos quem é quem. E isso é o que torna o livro magnífico, é o que faz este livro tão... bom. 5 em 5 estrelas para as personagens de Martin.
-Escrita-
A escrita de Martin é simplesmente bela. O vocabulário usado nestes livros é "pesado" e devo admitir que juntei ao meu vocabulário muitas novas palavras. Martin descreve tudo, desde o aspecto de uma personagem, às paredes de um castelo, passando pelas paisagens e pelos sons e isso ajuda em dois aspectos: no conhecimento das personagens e na visualização mental dos lugares. E isso influencia logo dois dos meus parâmetros: as personagens e os cenários. No entanto, ALGUMAS VEZES é aborrecida e maçadora. Mas de resto, magnífica. 4 em 5 estrelas para a escrita.
-Cenário-
Martin criou o seu próprio mundo para poder colocar as suas personagens. No seu mundo existem dois continentes: Westeros, onde se passa a história central e Essos onde se passa a história de Daenerys. E isto trás vantagens, uma vez que ele pode moldar e criar aquilo que pode e bem lhe apetece. Assim, ele pode criar os lugares mais belos e os lugares mais horríveis e inóspitos que quiser. Para mim, um dos cenários mais lindos nestes livros são o Ninho da Águia, Porto Real e a Muralha (não sei porquê). Existe todo o tipo de cenários nestes livros: terras geladas (a norte da Muralha) , a Muralha (uma enorme muralha de gelo), sítios assombrados e medonhos (Harrenhal), sítios inóspitos e horríveis (Deserto Vermelho), cidades estranhas (Qarth), etc. 5 em 5 estrelas para os cenários nestes livros.
-Ideia/Enredo-
A ideia de seguir a história de uma guerra entre reis não é nova. Um livro com dragões também já existe. E o mesmo acontece com zombies (os Outros) e com magia. Mas Martin pegou em todas essas ideias e fundiu-as numa só mas de uma maneira tão perfeita que os livros não se tornam um emaranhado de ideias. Ele revolucionou o género da fantasia, sem dúvida, e levantou muito as minhas expectativas para um livro de fantasia. 5 em 5 estrelas para a ideia/enredo.
-Outros-
Engraçado como um dos meus parâmetros tem o nome de um dos elementos dos livros que encaixa aqui. Os Outros. Uma espécie de zombies que desapareceram há milhões de anos e que agora se voltam a erguer para acabar com todos. E os dragões. Finalmente dragões. Um livro de fantasia não é nada sem dragões. E o facto de o livro se passar num livro totalmente novo com religiões totalmente novos e com pessoas que praticam magia e numa época medieval e com bastante guerra faz-me atribuir 5 estrelas em 5 a este parâmetro.

Resumindo, o livro obtém um total de 24 estrelas em 25 que correspondem a 4.8 estrelas em 5, ou seja, 5 estrelas. Leiam, re-leiam e voltem a ler porque vai-vos transformar numa pessoa mais culta. Adorei!

Até à próxima!

P.S.: Vou fazer uma pequena pausa na leitura das Crónicas de Gelo e Fogo por duas razões: primeiro porque me disseram que os próximos livros vão ser maravilhosos e que tenho de estar bem preparado; segundo porque quero ler a trilogia Jogos da Fome porque tornei-me fã depois de ver o filme, mas não devem demorar muito a ler, por isso... Obrigado por lerem a minha crítica!

4 comments:

  1. Olá!

    Excelente critica, parabéns!

    Tens razão e têm razão quanto ao facto de teres de estar preparado para ler os próximos volumes. Em especial os dois próximos. Acontecimentos que mudam o enredo substancialmente!

    Boas leituras!

    ReplyDelete
  2. obrigado pelo comentário :) segundo o que me disseram os próximos livros vão-me deixar de boca aberta. o Martin é mesmo assim xD

    ReplyDelete
  3. Olá,

    Não sei quem te disse que devias estar preparado para os próximos volumes *assobio* mas é verdade, vai rebentar com a tua escala de classificação LOL.

    Parabéns pela critica.

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado :) Por causa disso de rebentar a minha classificação, decidi fazer críticas separadas aos dois próximos livros para poder apreciar o melhor dos dois...

      Abraço e Obrigado outra vez

      Delete