Monday 26 November 2012

Debate #3: A Fantasia e outros géneros (e um pequeno update)

Comecemos pelo pequeno update. Não tenho publicado nada aqui por três simples razões: primeiro porque comecei o secundário este ano e por isso está a ser um pouco complicado com os testes e tudo isso, segundo porque estou a fazer (ou a tentar fazer) o NaNoWriMo este ano (vou publicar um post no fim do mês sobre isto), e terceiro porque me encontro num "reading slump" o que dignifica basicamente que não consigo ler. Não porque os livros que estou actualmente estou a "ler" não me atraem (aliás, os livros que estou a ler estão a ser excelentes) mas porque não consigo ter iniciativa para ler e não estou a conseguir concentrar-me na leitura. Espero poder sair deste "reading slump" dentro em breve...
Agora para o debate que desta vez está relacionado com os géneros literários. Como todos sabemos existem dezenas de géneros literários: romance, acção, fantasia, ficção, ficção-científica, dystopian, contemporâneo, etc. Mas a questão que vos coloco é: qual o vosso género favorito? Qual aquele que vos atrai? Quando entram numa livraria qual é a secção que procuram imediatamente?
A minha resposta para a primeira pergunta é, sem dúvida, a fantasia. Sempre adorei este género pois, creio, sempre fui criado a ler livros de fantasia (começando pelo famoso Harry Potter de leitura obrigatória e passando pelo ASOIAF que também é de leitura obrigatória). Mas felizmente há cerca de um ano atrás a minha mente expandiu e descobri que a fantasia não é apenas feitiços a sair de varinhas e bastões nem dragões a voar de um lado para o outro. A fantasia é um género complexo e difícil de compreender e, na minha opinião, este género resulta da mistura de muitos outros. Primeiro porque não há um livro de fantasia que não tenha pelo menos uma relação (seja ela amorosa ou apenas de amizade) e isso inclui logo o romance. Depois há sempre conflito entre personagens (vejamos o caso do ASOIAF) e isso inclui o género do drama. A seguir temos quase sempre um mistério, uma intriga, mesmo que não esteja à frente do nariz e este elemento quase nunca é o elemento central da história, o que coloca logo o mistério e talvez um pouco de policial. Os exemplos podiam continuar a jorrar (há literatura erótica nos livros de high-fantasy e mais uma vez cito o ASOIAF, o género steampunk e lanço para o mundo o livro "Prelúdio" de Anton Stark que é uma mistura de fantasia e steampunk, etc.)
Mas pedindo mais uma vez a vossa opinião, qual o vosso género e porquê? Por que é que esse género vos atrai tanto?

Até à próxima e... boas leituras!

P.S.: o meu segundo género preferido (se é que pode haver tal coisa) é o romance e digam o que quiserem mas isso não vai mudar nada. Mas atenção que quando digo romance não falo de Nicholas Sparks nem de Norah Roberts nem coisas desse género. Falo de romances com intrigas ou mistérios ou outros elementos interessantes como é o caso de Joanne Harris ou John Green, etc.

1 comment:

  1. Há uns anos atrás só conseguia ler policiais, agora não largo a Fantasia, acho que também depende um pouco da minha disposição geral... Sinceramente não sei porque é que a Fantasia me atrai tanto mas concordo contigo, acho que é um género muito completo: tem romance, intrigas, drama...enfim, tem um pouco de tudo! ;)

    ReplyDelete