Friday 1 March 2013

O Triunfo dos Porcos - Opinião

"Os animais lá fora olharam dos porcos para os homens;
dos homens para os porcos e
de novo dos porcos para os homens
mas já não havia qualquer diferença"

Sinopse:

Publicado pela primeira vez em 1945, O Triunfo dos Porcos transformou-se na clássica fábula política deste século. Acrescentando-lhe a sua marca pessoal de mordacidade e perspicácia, George Orwell relata a história de uma revolução entre os animais de uma quinta e o modo como o idealismo foi traído pelo poder, pela corrupção e pela mentira.

Opinião:
Já tinha ouvido falar deste livro inúmeras vezes e sabia que era um clássico americano muitas vezes lido nas escolas dos EUA e por isso quando me deparei com ele na biblioteca da minha escola, decidi lê-lo. Devo dizer que esta tradução do título (o título original é "Animal Farm" o que faz muito mais sentido depois de ler o livro) e a capa (que é ridícula mas que também faz sentido depois de ler o livro) me deixaram um pouco desapontado mas visto que é um livro pequeno, lá o requisitei.
Confusos com o excerto que coloquei em cima e com a sinopse? Nada temam! Eu estou aqui para vos salvar. O excerto que está ali no topo é, na verdade, o último parágrafo do livro. Agora não entrem em pânico por causa dos spoilers porque aviso-vos que neste livro, a história nada interessa. A mensagem que transmite é mais importante. E para aqueles que entram neste livro sem qualquer ideia do porquê de ter sido escrito ou sem saber a mensagem, vai sair dele muito confuso e zangado porque, resumo simples, este livro conta a história de uns animais de uma quinta que, aparentemente, conseguem falar e que se revoltam e expulsam os humanos da quinta e tomam conta dela. Mas de entre todos estes animais, os mais respeitados são os porcos que são considerados mais inteligentes e com mais espírito de liderança e depois do mais velho e sábio porco ter apelado a uma revolta por parte dos animais e de ter morrido, dois porcos, Snowball e Napoleão (percebem agora o chapéu do porco na capa?), assumem o controlo. Major, o tal porco sábio que morre, diz que os animais são escravos e subjugados à vontade dos Homens e que estes devem ser eliminados e toda a Inglaterra deve passar a ser governada pelos animais. No entanto as coisas não correm da melhor forma.
Este é um livro que deve ser lido tendo em conta a sua mensagem porque é, sem sombra de dúvida, uma crítica directa e uma sátira ao comunismo. É uma oposição ao regime de Stalin cujo governo atingia o seu apogeu aquando da escrita e publicação deste livro. Ao longo de "O Triunfo dos Porcos", vemos a ascensão destes animais que seguem Napoleão e Snowball (que mais tarde é derrotado por Napoleão) e o quão ignorantes eles são. Boxer, um cavalo, tem duas máximas que ele segue: "Eu trabalharei mais" e "Napoleão tem sempre razão" e por todas as coisas que Napoleão (ou Squealler, o seu porta-voz) desminta e por todas as mentiras que ele diz, os animais seguem-no sempre. No início os animais escrevem uns mandamentos que resumem a teoria do Animalismo (em que os animais são superiores) mas para os animais mais ignorantes, estes mandamentos são reduzidos para uma máxima: "quatro patas bom, duas patas mau", ou seja, aqueles que têm 4 patas (os animais) são amigos, os que têm 2 (Humanos) são inimigos. Dois dos mandamentos são "nenhum animal deve dormir numa cama" e "nenhum animal deve beber álcool" mas como os porcos são corruptos e mentirosos, os mandamentos são "alterados" para "nenhum animal deve dormir numa cama com lençóis" e "nenhum animal deve beber álcool em excesso" após eles começarem a praticar estas acções.
Resumindo, um livro excelente e que serve como uma crítica perfeita ao comunismo e aos factores que fazem com que esta política não funcione. Recomendo: é uma leitura curta, interessante e que no entretém. 8 estrelas em 10, um Excede as Expectativas.

Até à próxima e... boas leituras!

3 comments:

  1. Olá Pedro,

    Já li várias distopias, 1984 inclusive do escritor e embora consiga dar o devido valor ao enredo / mensagens, não é de todo a minha praia e já foram várias as que li.

    Dai que duvido que venha a ler este livro, não quer com isto dizer que não seja bom e que não tenhas feito um bom comentário, antes pelo contrário ;)

    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, o 1984 é uma distopia mas "O Triunfo dos Porcos" não. É mais uma fábula, um comentário, uma crítica ao comunismo que, na minha opinião, está muito bem feita.

      Abraços e boas leituras!

      Delete
  2. Já li o 1984 e adorei. Este livro faz parte dos livros que quero ler sem falta este ano. Gostei bastante da review

    ReplyDelete